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A importância do consumo de vegetais verdes

vegetais verdes lindos sobre a mesa de madeira

É muito provável que, desde a infância, os nossos pais tivessem o hábito de nos incentivar a comer alimentos saudáveis. É por isso que os vegetais verdes devem continuar fazendo parte das nossas rotinas, oferecendo inúmeros benefícios e possibilitando um dia a dia mais saudável e com a redução do risco da contração de doenças.

Comer frutas, verduras e legumes nem sempre está relacionado, unicamente, com a perda de peso. As substâncias presentes nesses alimentos podem nos ajudar a combater doenças como o câncer e, também, a depressão. Quer saber como incluir esse tipo de alimento na sua rotina? Leia o artigo até o final!

Qual a importância do consumo de vegetais verdes?

É muito comum que não somente as crianças torçam o nariz para o consumo dos vegetais verdes. Isso é muito compreensível, porque nem sempre sabemos como prepará-los da melhor maneira possível. Além desse fator, também há aquela informação que fica no cérebro a respeito do gosto ruim e de experiências desagradáveis na infância.

No entanto, esse tipo de alimento é capaz de prevenir algumas doenças, inclusive a depressão. Ele também combate o estresse e facilita o processo de emagrecimento. Por muitas vezes, quando nos deparamos com tamanha importância, acabamos deixando os nossos receios de lado para conseguir uma melhor qualidade de vida.

É claro que podemos utilizar os vegetais verdes de maneira um pouco mais consciente no nosso dia a dia e, quando nos deparamos com eles no prato, não necessariamente precisamos fazer caretas. Algumas receitas, que serão passadas mais adiante, podem acabar fazendo com que esse tipo de alimento acabe se tornando “suportável”.

Além dos benefícios mencionados anteriormente, muitos nutrientes estão presentes em frutas, legumes e vegetais. A maior parte deles entrega uma blindagem para o organismo, impedindo que células cancerígenas venham a acometer algum dos sistemas do nosso corpo e, consequentemente, ampliam a nossa saúde.

Como introduzir os vegetais verdes na alimentação?

Se você ainda não encara os vegetais verdes com bons olhos, existem algumas estratégias que podem acabar te ajudando a incluí-los na sua alimentação e, consequentemente, melhorando a sua saúde e sistema imunológico. Quer saber como? Então leia os tópicos logo abaixo para passar a ter uma rotina completa e saudável.

Que tal mudar o sabor da pizza?

A pizza é um prato muito popular no Brasil e todos nós sabemos que ela dispõe dos mais variados sabores. No entanto, que tal tirar um final de semana para experimentar uma nova opção? Incluir vegetais na sua alimentação nem sempre precisa ser uma verdadeira tortura ou sacrifício.

O ato de escolher um prato tão delicioso para incluir vegetais verdes é uma estratégia que ajuda o nosso cérebro a acreditar que aquele determinado tipo de comida não é tão ruim quanto imaginávamos. Dessa maneira, você pode começar a criar lembranças positivas com o prato e, aos poucos, introduzi-los nas refeições da semana.

Vai uma sopa?

A sopa é um alimento bastante controverso: ou você ama ou você odeia. No entanto, para quem é um verdadeiro fã desse prato delicioso e muito versátil, começar a incluir os vegetais pode ser uma ótima opção. Afinal, quem não gosta de tomar um caldo bem quente no final do dia ou no período do frio?

Os vegetais verdes podem aparecer como ingredientes secundários na sua sopa. No entanto, eles ainda estarão ali e você, não necessariamente, precisa sentir o gosto deles. Essa é uma estratégia para que, pouco a pouco, seja possível introduzir uma rotina com alimentação mais saudável.

Vegetais verdes nos sanduíches

Um sanduíche cai bem no lanche da tarde, café da manhã ou, até mesmo, antes de ir dormir. Eles geralmente são leves e fáceis de fazer, principalmente porque não precisam de um preparo especial. Uma boa dica para começar a se alimentar de maneira mais saudável é, justamente, incluindo os vegetais no seu recheio.

Muitos vegetais verdes acabam combinando bastante com alguns tipos de carne branca e, também, com queijos menos gordurosos. Fazendo essa combinação bastante saudável, você poderá ter um lanche leve, prático e extremamente rápido para o seu dia. Tente colocar o brócolis com algumas fatias de queijo branco para experimentar.

Benefícios dos vegetais verdes

Agora que você já sabe como introduzir esse tipo de alimento no seu dia a dia sem precisar fazer muito esforço, que tal conhecer todos os benefícios que ele tem a oferecer para a sua saúde? Confira, abaixo, a lista das principais vantagens de comê-los e, consequentemente, se sentir estimulado a dar continuidade ao hábito alimentar.

Vegetais verdes saciam o apetite

Você sabia que os vegetais verdes são capazes de sanar a sua fome? É muito provável que, principalmente no período da noite, você tenha vontade de comer alimentos gordurosos, como biscoitos recheados ou, até mesmo, algumas frituras. Para evitar que isso se torne recorrente, é só acrescentar vegetais nos cardápios.

A maior parte deles apresenta substâncias capazes de controlar o apetite. Isso quer dizer que, se forem incluídos em refeições principais, evitarão deslizes ao longo do dia que podem fazer mal para a saúde e, também, ocasionar um ganho de peso indesejado.

Consumo para gerar perda de peso

Atualmente, muitas pessoas estão preocupadas em manter o seu corpo em dia. É por isso que o consumo de vegetais verdes acaba se mostrando tão importante. Seu consumo frequente acaba ajudando a reduzir o índice de gordura corporal, além de proporcionar uma sensação de satisfação após a alimentação.

A perda de peso por meio desse tipo de alimento se deve aos seguintes fatores:

  • Os vegetais verdes promovem o controle do apetite;
  • Possuem muitas fibras, fazendo com que o inchaço abdominal deixe de existir;
  • Permitem a redução da retenção de líquidos, bem como combatem a prisão de ventre;
  • O índice calórico desse tipo de alimento é extremamente baixo;
  • Controlam o desejo por doces ou outros alimentos calóricos que podem atrapalhar o processo de perda de peso.

Melhora no trânsito intestinal

Por possuir um grande teor de fibras, vitaminas e minerais, os vegetais verdes são extremamente necessários para promover um bom funcionamento do intestino. Sendo assim, quando os consumimos diariamente, as funções desse órgão ficam automaticamente reguladas, sem precisar de grandes esforços para tal.

É muito comum que se o alimento for introduzido de uma maneira muito repentina no organismo, e consumido em grande quantidade, podemos sofrer com prisão de ventre durante alguns dias. Sendo assim, é importante levar em consideração as dicas mencionadas anteriormente para se adaptar aos poucos.

Maior vitalidade

Um dos maiores e melhores benefícios dos vegetais verdes está justamente ligado com o aumento da vitalidade. É por meio desse tipo de alimento que podemos obter uma grande quantidade de energia para que as atividades diárias sejam executadas com maior facilidade, sem deixar aquele rastro de cansaço ao longo do dia.

A diferença dos vegetais para alimentos como café e açúcar é que essa energia não será apenas momentânea, mas sim ficará no seu organismo a longo prazo. Além de ser muito mais saudável, ainda há a possibilidade de ter os efeitos prolongados no organismo para cumprir todas as suas funções impostas pela rotina.

Como usar couve, brócolis e outros vegetais

Agora que você já sabe de todos os benefícios dos vegetais verdes, está na hora de saber como usar os seus componentes principais a favor da sua saúde, mas também priorizando o seu paladar. Veja, abaixo, como utilizar a couve, o brócolis e outros vegetais.

Brócolis

Por ter folhas e flores que fornecem muitas vitaminas, como a C, K e B, além de minerais e fibras, você deve consumir o brócolis com frequência. A melhor dica para o preparo do vegetal é por meio do cozimento a vapor, fazendo com que seus nutrientes sejam preservados. Você também pode incluí-lo, em pequenos pedaços, no arroz integral.

Couve-manteiga

Talvez a couve-manteiga seja um dos vegetais verdes mais utilizados pelos brasileiros. Isso porque ela sempre está muito presente na feijoada, um prato típico e delicioso. No entanto, você pode armazená-la no congelador, fazendo com que o prazo de utilização seja estendido, assim como os nutrientes possam ser preservados.

Espinafre

O espinafre, uma figura tão presente na nossa infância por meio do Popeye, também pode ser uma ótima opção para a sua nutrição no dia a dia. O ideal é intercalar o seu uso com outros vegetais, cozinhando-o e descartando a água pouco depois.

 

Depois de aprender sobre a importância do consumo de vegetais verdes, continue acompanhando o blog da Adriana Maria Mota para mais novidades e esclarecimentos.

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