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Alimentos mais calóricos: o que evitar na dieta?

Será que você conhece os alimentos mais calóricos? Na maior parte das vezes, eles estão escondidos em nosso cotidiano para que não sejamos capazes de perceber o quão prejudiciais se mostram em nossa dieta. Por isso, é importante ficar de olho para não acabar consumindo mais do que deveria e aumentando alguns números na balança.

Seguir uma dieta não significa, exclusivamente, preocupar-se com a quantidade de massa que será adquirida. É necessário estar de olho na própria saúde, bem como nos hábitos que nos levarão a um dia a dia mais saudável e com muito mais disposição para praticar exercícios físicos.

Os óleos estão entre os alimentos mais calóricos

É muito provável que você consuma, diariamente, os mais diferentes tipos de óleos, seja ele de canola, de coco ou de girassol. É importante ficar de olhos bem abertos para a quantidade do consumo, visto que podem oferecer prejuízos ao corpo, do mesmo modo que se classificam como os alimentos mais calóricos da lista.

Independente de saber qual o mais saudável ou o melhor para o organismo, todos, sem qualquer tipo de exceção, são extremamente calóricos. Em média, é possível encontrar 120 calorias em uma única colher de sopa, o que poderia ser aproveitado com outros alimentos mais nutritivos.

Se você está fazendo dieta e quer fugir dos alimentos mais calóricos, o ideal é que passe bem longe das frituras. Isso porque elas absorvem uma maior quantidade de óleo e, dependendo do tipo de preparação, podem ser extremamente prejudiciais para o organismo, levando a uma infecção alimentar.

Nozes e sementes podem burlar a dieta

É bem provável que, quando você começou a dieta, tenha ouvido que comer nozes e sementes fosse uma ótima opção para a saúde. De fato, podem ser alimentos muito saudáveis e que substituem, gradativamente, o biscoito recheado ou os salgadinhos, mas, se consumidos em grande quantidade, podem pesar demais na balança.

Mesmo que a gordura de nozes e sementes seja de um alto padrão, é válido ressaltar que ambas as opções estão na lista de alimentos mais calóricos. Isso porque, assim como qualquer outro alimento, se for consumido em grandes quantidades, poderá acabar aumentando o seu peso no lugar de diminuir.

Dentre as nozes e sementes mais calóricas estão:

  • nozes pecan;
  • pinhão;
  • coco;
  • castanha do Pará;
  • nozes;
  • avelãs;
  • amendoim;
  • amêndoas;
  • castanha de caju;
  • semente de abóbora.

Sendo assim, consuma com moderação!

O chocolate é um dos alimentos mais calóricos

Embora não seja uma grande novidade, o chocolate é, sim, um dos alimentos mais calóricos desta lista, principalmente por conter substâncias que nos fazem querer comer cada vez mais. Para quem é chocólatra, pode ser um verdadeiro problema deixar a guloseima de lado, ainda mais com tantas opções.

No entanto, é importante lembrar que, se você está em uma batalha diária contra a balança, vai ser necessário restringir a sua alimentação para alguns cubinhos ou uma única unidade da “sobremesa”. O ideal é consumir os modelos com maior índice de cacau, pois quase não possuem açúcar.

Leite integral como o vilão da dieta

Muitas pessoas ainda acham que, ao encontrar o nome “integral” nas embalagens, terá uma garantia não apenas de saúde, mas também de controle do peso. Quem pensa dessa maneira está extremamente enganado, visto que o leite integral também está na lista de alimentos mais calóricos.

Para se ter uma ideia da gravidade do consumo, uma única xícara do leite possui cerca de 150 calorias e não possui açúcar. Se o leite for em pó, o número de calorias aumenta, podendo chegar a 159. Os derivados do leite integral também podem fazer você correr o mesmo risco, como a manteiga.

Carne também engorda

Quem não gosta de comer um churrasco, não é mesmo? Ainda assim, exagerar na carne pode fazer muito mal para a sua dieta. As proteínas presentes no alimento podem acabar atrapalhando o seu processo de emagrecimento, além de causar alguns danos ao estômago e intestino.

No entanto, é importante mencionar que cada tipo de carne possui um valor calórico diferente. O frango, o peixe e a carne bovina variam muito, mas não deixam de entrar na lista de alimentos calóricos. Ainda assim, as carnes brancas são as mais recomendadas, tanto por questões de saúde quanto por possuírem menos gordura.

As frutas secas também podem ser alimentos calóricos

Mais um alimento que muitas mulheres costumam inserir na dieta, mas que no fim das contas também engorda. As frutas secas, caso consumidas em uma quantidade maior do que deveria, podem ser muito prejudiciais para o seu processo de emagrecimento. Isso porque possuem muitas fibras e devem ser observadas por quem as consome.

Dentre as principais frutas secas que devem ser evitadas estão:

  • cerejas;
  • mirtilos;
  • figos;
  • maçãs;
  • passas;

Todas elas possuem uma quantidade de açúcar acima do necessário, atingindo tanto a saúde quanto a dieta.

Comece a substituir os refrigerantes

Que os refrigerantes são alimentos calóricos, todo mundo sabe, mas você já conseguiu reunir forças para parar de tomá-los? Por possuírem uma grande quantidade de açúcar em sua base, este tipo de bebida deveria passar bem longe da maior parte das dietas, principalmente porque apresentam calorias vazias.

Ingerir refrigerante é o mesmo que induzir o nosso corpo a engordar, pois não há qualquer característica nutricional que seja positiva ao organismo. Tomar este tipo de bebida é o mesmo que ingerir alguns mililitros de açúcar puro diariamente, o que pode causar, até mesmo, diabetes.

Então, sabendo que os refrigerantes são alimentos calóricos, está na hora de deixá-los um pouco de lado e investir em soluções naturais, como os sucos de frutas in natura e a água de coco, que promove uma hidratação profunda e faz bem para a pele de uma maneira geral.

Bebidas alcoólicas como vilãs

Você costuma beber uma vez na semana ou durante os sábados? Saiba que este tipo de bebida pode acabar atrapalhando, e muito, a sua dieta. Além de fazer muito mal à saúde, você ainda pode acabar ganhando aquelas calorias que perdeu ao longo da semana, com muito esforço e, principalmente, suor.

As bebidas alcoólicas estão, sim, entre os alimentos mais calóricos, principalmente por serem constituídas de açúcar e outros elementos que facilitam o processo de ganho de peso. Além disso, também há um efeito psicológico muito presente que está ligado à bebida, visto que a maior parte das pessoas acha que as calorias estão presentes no prato e não no copo.

Mesmo que o álcool pareça bastante inofensivo nas festas ou, até mesmo, no fim de semana, saiba que, em apenas 100ml, é possível ingerir mais de 250 calorias. Uma única caipirinha também fica nessa faixa calórica, podendo acabar com a sua dieta em um piscar de olhos.

Massas estão entre alimentos mais calóricos

Quem não gosta de comer uma boa pizza ou investir em um pastel bem quentinho, bem recheado? Infelizmente, as massas estão entre os alimentos mais calóricos e podem colocar a sua dieta a perder caso consumidos em grandes quantidades. O ideal é reservar apenas um dia na semana para extravasar a vontade de comer.

Você sabia que uma única fatia de pizza pode conter até 420 calorias? E que uma lasanha pode ter, mais ou menos, 300 calorias em apenas 100 gramas? Isso acontece porque o problema não está unicamente na massa, mas também em seus acompanhados, que abrangem tópicos já falados anteriormente.

Salgadinhos? Cuidado!

O que parecia ser um lanchinho inofensivo, de uma hora para a outra, simplesmente se tornou um motivo de frustração por não ter conseguido ficar firme na dieta. Os salgadinhos estão entre os alimentos mais calóricos e podem fazer uma diferença enorme na hora de se pesar.

Uma única coxinha de festa possui 50 calorias, bem como uma bolinha de queijo possui 45 calorias. Que tal passar a semana investindo em frutas, legumes e alimentos leves e deixar os salgadinhos apenas para ocasiões especiais? Assim, a consciência e a balança não vão pesar.

O que comer durante a dieta?

Perder peso não deve ser o seu único objetivo! Manter-se saudável também é uma ótima ideia, principalmente porque nosso organismo precisa funcionar bem para que consigamos reduzir aqueles número da balança. Sendo assim, você sabe o que deve comer durante a dieta?

Tapioca

A tapioca é uma ótima pedida para quem quer evitar os alimentos mais calóricos e investir em um alimento mais versátil, gostoso e rápido de preparar. Ela oferece uma maior sensação de saciedade e, ainda por cima, evita que você dê as tão temidas “beliscadas” entre refeições.

Batata doce

Além de ser um alimento cheio de nutrientes, a batata doce ainda está recheada de propriedades benéficas para quem quer perder peso. Ela possui potássio, o qual tem um grande papel para controlar a pressão arterial das pessoas.

Chá-verde

Se você está evitando os alimentos mais calóricos em prol da sua dieta e quer saber como perder peso de maneira saudável, primeiro consulte um especialista para ter as devidas orientações. Além disso, você pode investir no chá-verde, que oferece uma maior sensação de saciedade e ainda relaxa o seu corpo.

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