Novidades

Benefícios do limão para a saúde e bem-estar

mulher com limões em suas mãos camiseta branca e fundo rosa sorrindo

Uma fruta verdinha, cítrica e que cai bem tanto como tempero quanto como suco. Você sabe de qual delas estamos falando? Ainda que sejam pouco conhecidos, os benefícios do limão abrangem não apenas a satisfação na culinária, mas também alcançam a saúde e o bem-estar das mulheres.

Por ter um acesso bastante fácil, em feiras e supermercados, o limão acabou se tornando um item bastante versátil da gastronomia, aparecendo tanto em bebidas quanto em pratos principais, para ajudar na digestão. No entanto, há muito mais sobre essa fruta que precisa ser explorado, principalmente no que se refere ao nosso sistema imunológico.

Os benefícios do limão e alguns cuidados

Você sabia que a fruta é originária da Ásia? Atualmente, o limão é conhecido pelo mundo todo e consumido todos os dias, seja nas casas brasileiras ou em outros lugares do globo. Além de ter um gosto inconfundível, principalmente na salada e em sucos, os benefícios do limão estão diretamente atrelados à nossa saúde e bem-estar.

Muita gente também não sabe, mas a casca verdinha ou amarelada pode ser utilizada para a fabricação de pectina, óleos e outros produtos que são utilizados tanto em nossas casas quanto para o consumo. No entanto, existem alguns cuidados que precisam ser tomados antes de ingerir os derivados da fruta.

Ainda que os benefícios do limão sejam maiores que os malefícios, é válido ressaltar que, para quem está em jejum e possui algum tipo de irritação no sistema gástrico ou intestinal, a água com limão pouco após acordar não é recomendada, principalmente porque pode agravar úlceras, gastrites e problemas no esôfago graças à acidez.

Ainda assim, para quem está livre dos problemas mencionados anteriormente, o consumo de água com limão é extremamente comum com o intuito de fortalecer o sistema imunológico, bem como para fazer com que o metabolismo fique ativo logo pela manhã.

Melhora considerável no processo digestivo

Se você quer ter um processo digestivo muito mais eficaz, então os benefícios do limão estão a seu favor. Quem consome a fruta de maneira regular acaba ajudando a retardar o processo de digestão do açúcar e de amidos, bem como trata da melhor maneira possível o funcionamento do intestino.

Isso acontece porque o alimento entrega ao seu organismo doses adequadas de pectina, uma fibra solúvel em água. Além disso, o suco do limão poderá estimular o seu corpo a produzir enzimas digestivas e a bile, capaz de eliminar uma boa quantidade de gorduras desnecessárias.

Absorção maior do ferro pelo organismo

Os benefícios do limão também estão diretamente ligados à absorção de ferro pelo seu organismo, uma substância indispensável para evitar algumas doenças como a anemia, podendo ser encontrada em grãos, como o feijão, e em vísceras, como o fígado de boi ou de galinha.

Além disso, a fruta também possui uma boa quantidade de vitamina C, que age diretamente no seu sistema imunológico, fortalecendo-o. Consumir limão significa reduzir a possibilidade de adquirir alguma doença que esteja diretamente ligada à deficiência de ferro na sua corrente sanguínea.

Os benefícios do limão contra derrames

Também conhecido como Acidente Vascular Cerebral (AVC), o derrame é uma das principais causas de morte no Brasil. Ele pode vir de maneira extremamente rápida e se mostrar fatal. Sendo assim, tudo o que for possível fazer para evitá-lo deve ser colocado em prática no mesmo instante.

Os benefícios do limão também ajudam a prevenir esse problema, visto que a fruta possui uma boa quantidade de flavonoides. Além disso, o consumo regular de frutas cítricas é capaz de reduzir as chances da apresentação de um derrame isquêmico, o qual ocorre quando um coágulo de sangue bloqueia o fluxo sanguíneo para a região do cérebro.

Imunidade no topo

Popularmente, dizemos que os alimentos com um alto teor de vitamina C podem ser os principais responsáveis pela proteção do nosso organismo. Aliás, quem nunca ouviu da mãe ou de algum parente que tomar um suco de laranja ou uma limonada podia ser útil para passar a perna na gripe?

Alimentos com esse tipo de vitamina e outros tipos de antioxidantes são capazes, sim, de aumentar a força do nosso sistema imunológico e é por isso que temos que investir nos benefícios do limão. Para aquelas mulheres que não aguentam mais sofrer com resfriados e gripes, esta é a melhor opção.

Também é válido lembrar que o consumo de frutas ricas em vitamina C, como a laranja, o limão e a acerola, deve ser realizado de maneira regular, visto que o nosso organismo não é capaz de armazenar essa substância. Proteja seu corpo internamente e externamente!

Vantagens para a pele

Não pense que os benefícios do limão estão diretamente relacionados com passar a fruta sobre a pele e sair no sol. Esse tipo de atitude pode acabar causando manchas seríssimas que não irão sair com facilidade. Sendo assim, caso tenha usado algum produto que tenha a fruta como base, evite os raios solares.

As vantagens apresentadas para a pele estão diretamente relacionadas com a vitamina C presente no limão. Isso porque a vitamina é um antioxidante capaz de neutralizar os radicais livres, fazendo com que haja uma redução drástica dos danos às células.

O efeito de retardação do envelhecimento também está na lista dos benefícios do limão. Alguns nutrientes presentes na fruta são capazes de estimular a síntese de colágeno, principal responsável por atribuir firmeza e renovação para o nosso corpo. Além disso, é uma ótima opção para quem quer se livrar das tão incômodas rugas.

Benefícios do limão contra doenças respiratórias

Uma fruta tão pequena pode fazer a verdadeira diferença na vida de muitas mulheres. O limão pode ajudar a combater algumas doenças respiratórias, além de tratar diretamente alguns dos principais sintomas causados por elas. Isso significa que, para quem tem asma ou resfriados constantes, há uma luz no fim do túnel.

Os benefícios do limão, mais uma vez, estão diretamente ligados com a sua alta carga de vitamina C, principalmente por sua capacidade antioxidante e anti-inflamatória, responsável por tratar de doenças que, antes, pareciam sem solução.

Quais as melhores formas de ingerir a fruta?

Para quem deseja usufruir de todas as vantagens que a fruta tem a oferecer, o ideal é começar o dia tomando um copo de água com a metade de um limão. No entanto, é válido levar em consideração as dicas que foram passadas no início, evitando a ingestão caso haja algum problema no intestino ou no estômago.

Além disso, é válido ressaltar que os benefícios do limão não dependem da temperatura em que a fruta é consumida. Sendo assim, você pode tomar um belo sorvete natural da fruta ou utilizá-la na sua sala, pois independente de estar quente ou frio, as vantagens apresentadas serão as mesmas.

Quando evitar o consumo?

Há algumas pessoas que podem apresentar uma sensibilidade extrema ao ácido cítrico produzido pela fruta, o que acaba resultando em dores de cabeça. Se você já passou por algum desses episódios, a melhor opção é não consumir mais, independente de ser no suco ou combinado com outros alimentos.

Além disso, para quem tem problemas relacionados ao excesso de ferro no sangue, o limão também precisa ser evitado ao máximo. Isso porque a fruta potencializa a ação do organismo em relação à absorção de ferro, prevenindo doenças como a anemia, muito recorrentes.

Ainda que os benefícios do limão sejam muitos, há outros pontos que merecem atenção sobre a sua contraindicação. Para quem costuma utilizar a fruta com muita frequência, há reclamações de pessoas que apresentaram algumas manchas nos dentes, o que acaba incomodando bastante em relação à aparência.

Há outro ponto que precisa ser ressaltado: quem utiliza a fruta em excesso, seja na alimentação ou misturado com algum outro componente, acaba apresentando algum tipo de sensibilidade nos dentes e na gengiva. Ao primeiro sinal de desconforto, abandone a utilização da fruta.

Por que consumir água com limão?

Os benefícios do limão também podem ser apresentados por meio de uma mistura muito simples e que tem a possibilidade de ser consumida pela manhã, para começar o dia bem. A água com algumas gotas da fruta é capaz de reduzir o pH do sangue, o que o torna mais alcalino e, ainda por cima, contribui para a nossa longevidade.

Para quem tem sérios problemas para controlar a própria alimentação e quer ter mais bem-estar, aliado à saúde, a água com limão ajuda a te saciar. Sabe aquelas beliscadinhas por entre as refeições? Geralmente são as principais causadoras do ganho de peso, o que provavelmente você quer deixar de lado.

Além disso, os benefícios do limão, juntamente com a água, podem proteger o seu fígado. Isso porque o ácido cítrico presente na fruta ajuda a prevenir qualquer dano ao órgão e, consequentemente, elimina qualquer toxina que seja perigosa ao nosso organismo.

Por fim, para que você se sinta ainda mais motivada a beber a água com limão, saiba que essa mistura tão simples pode ser capaz de combater as pedras nos rins, as quais causam uma dor insuportável e atrapalham muito o cotidiano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *