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Como acordar cedo e aproveitar melhor o dia

Você já deve ter ouvido frases como “Deus ajuda quem cedo madruga” e sobre como acordar cedo pode ser transformador. Muitos CEOs e pessoas de sucesso apontam esse como um hábito essencial em suas rotinas matinais. Além disso, diversas pesquisas afirmam que acordar cedo, pode sim, ser uma prática muito saudável – tanto para o corpo quanto para a mente. 

 

No entanto, apesar de muitos estudos considerarem válidos os benefícios de acordar cedo, é consenso de que esse hábito não é para todo mundo. Cada organismo reage de maneira diferente a fatores internos e externos e, como você já deve saber, existem pessoas que se sentem mais motivadas e concentradas à noite do que de manhã. O importante aqui – e em todas as áreas da vida – é conhecer e ouvir o próprio corpo. Tente prestar atenção em qual momento do dia você se sente mais disposto. Se for no período da noite, talvez acordar cedo não seja uma meta oportuna para você – e, nesse caso, não importa o que os CEOs digam e sim a sua própria experiência. 

 

Se após observar o seu corpo e entender que a manhã pode ser um período de grande produtividade para você, siga as nossas dicas abaixo sobre como e porquê acordar cedo!

 

Benefícios de acordar cedo

 

O período da manhã apresenta menos distrações externas:

 

As pessoas que acordam cedo dizem que um dos grandes motivadores para manter o hábito é a paz e o silêncio presentes no período da manhã. Principalmente se você têm filhos ou outros familiares na casa, acordar antes de todo mundo pode ser uma ótima oportunidade para realizar todos os afazeres que costumam ser interrompidos. 

 

Maior sintonia com o próprio relógio biológico:

Todos temos um relógio biológico que regula nossos horários em que somos mais propensos a diferentes atividades. O relógio que controla o sono está diretamente ligado à quantidade de luz a que somos expostos e também à liberação de certos hormônios como a melatonina – que tende a ter um pico por volta das 22h. Por isso, acompanhar o nascer e o pôr do sol estaria de acordo com o nosso relógio biológico. 

 

Mais proatividade:

Muitos estudos relacionam o sucesso ao hábito de acordar cedo. Isso se dá porque, segundo as pesquisas, quem acorda cedo tende a ser mais proativo durante o dia. 

 

Mais tempo para atividades pessoais antes do trabalho:

Uma das desculpas mais conhecidas para as pessoas deixarem de fazer alguma coisa é a famosa “falta de tempo”. Para solucionar esse problema, tente acordar mais cedo! A lógica é simples: acordando mais cedo você terá mais tempo para dedicar ao que gosta de fazer.

Como acordar mais cedo

 

Como toda mudança, acordar cedo nem sempre é fácil. Veja abaixo algumas dicas:

 

Durma mais cedo: 

Parece óbvio, mas pode ser difícil para algumas pessoas. Para facilitar o processo, experimente criar uma rotina noturna que vai desacelerar o seu organismo. Apague ou diminua as luzes do ambiente. Desligue a tv ou computador pelo menos 1 hora antes de ir para a cama. Se gostar de aromaterapia, perfume o quarto com óleos de lavanda. Beba um chá de camomila. Experimente diferentes formas de acalmar o corpo e a mente e deixar o ambiente super aconchegante. 

 

Vá aos poucos:

Se você acordar às 9:30 da manhã há 10 anos, não adianta tentar levantar às 5 horas da manhã da noite para o dia (literalmente!). Comece reduzindo o horário de meia em meia hora a cada semana até chegar no seu objetivo. Assim você dá tempo para o corpo se acostumar com a mudança e não fica tão cansada até se adaptar. 

 

Acorde com o sol entrando no ambiente:

Sabemos que muita gente adora dormir em um completo breu, mas pense que para acordar mais cedo é importante ter um pouquinho de luz entrando pela janela. Essa luz vai facilitar o processo de acordar e levantar da cama e é uma alternativa muito mais gostosa e tranquila do que levar um susto com um despertador alto tocando. 

 

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