Comportamento, Inspirações, Lifestyle

Como estabelecer uma rotina saudável?

Estabelecer uma rotina saudável sem uma orientação ou um plano pode parecer uma tarefa impossível, principalmente porque, nem sempre, conseguimos colocar a nossa vida em ordem. Por isso, que tal aprender agora mesmo a como ter um dia a dia mais leve, sem estresse e com a saúde mental e corporal em pleno equilíbrio?

Quando falamos em saúde, é muito provável que a primeira coisa que nos venha à mente seja a palavra “alimentação”. No entanto, estabelecer bons hábitos vai muito além do que apenas os alimentos que ingerimos. Conheça algumas dicas que podem te ajudar a encarar a vida de maneira mais leve.

Comece a acordar cedo

O primeiro passo para ter uma rotina saudável está em acordar um pouco mais cedo do que o habitual. Ainda que você não tenha compromissos a cumprir, é interessante se esforçar para aproveitar um pouco mais do seu dia. Quanto mais horas tiver, maior será a possibilidade de se dedicar a atividades voltadas para o bem-estar.

Isso não quer dizer, necessariamente, que será preciso acordar, todos os dias, às 5h da manhã. É preciso ir se acostumando aos poucos, bem como estabelecer metas e programas a serem realizados ao longo do dia, afinal, de nada adianta estar acordado e passar o resto da sua manhã no mais puro ócio.

Por isso, se você realmente quer estabelecer uma rotina saudável, busque aquele horário que for o mais adequado não apenas para o seu organismo, mas também para a sua mente. Se, na sua concepção, 6 horas da manhã é muito cedo e irá lhe incomodar, de alguma maneira, tente despertar às 8h e, aos poucos, vá diminuindo 15 minutos diariamente.

Faça alongamentos

Muitas pessoas acham que os alongamentos só servem para aquecer o corpo antes de alguma corrida ou prática de exercício físico. No entanto, você sabia que colocar essa tarefa em prática pode te ajudar, e muito, a melhorar as condições do seu corpo? Tanto internamente quanto externamente.

Para ter uma rotina saudável, não é necessário estar unicamente voltada para os seus hábitos alimentares, mas para todas as atividades que são capazes de entregar resultados benéficos para o seu organismo. Se você não tiver muito tempo em sua rotina, basta se sentar na cama pouco depois de acordar e dedicar só uns minutinhos para essa tarefa.

O ideal é que você se concentre em rodar o pescoço, esticar os braços acima da cabeça. As pernas também devem ficar voltadas para a frente, o mais esticadas possível para garantir uma boa funcionalidade do alongamento. Se ainda estiver deitada, é possível dobrar a perna direita em direção ao peito, mantendo-a por 30 segundos e, em seguida, repetir o gesto com a esquerda.

Tenha uma rotina saudável bebendo água

Quantas vezes você não deu aquela desculpa de não beber água porque não estava com tanta sede assim? Então saiba que, para ter uma rotina saudável, é necessário, também, ficar atenta à sua própria hidratação. Assim, poderá fazer com que seu organismo funcione a todo o vapor, além de cuidar da textura da pele.

O ideal é que, pela manhã, você consiga ingerir em torno de 500 ml de água. Isso porque, pelo tempo em que você passou dormindo, é muito provável que tenha ficado entre 5 ou 8 horas sem qualquer contato com uma maneira de se hidratar. Por isso, para melhorar a sua saúde, não ignore, de maneira alguma, este passo.

Faça exercícios físicos diariamente

Ao falarmos de exercícios físicos, é muito provável que você tenha pensado, de maneira automática, em uma academia ou em correr por um parque com os fones de ouvido sendo seus companheiros. No entanto, para as mulheres que querem ter uma rotina saudável, é possível fazer exercícios sem, necessariamente, sair de casa.

Sabe aquela vassoura que está encostada em algum canto da sua casa? Ela pode acabar virando um instrumento de malhação. Até mesmo os sacos de arroz e feijão podem te ajudar a trabalhar a musculatura. Quanto mais exercícios puderem ser feitos, melhor será para a sua estrutura física e, também, para o organismo.

Com o intuito de manter uma rotina saudável, você pode optar por atividades simples, que variam de subir as escadas do seu prédio ou, até mesmo, pular corda na varanda. Tudo é válido, desde que o seu corpo continue em uma atividade, completamente distante do ócio que o conforto do ambiente proporciona.

Alguns exercícios que podem ser feitos na sua casa são:

  • alcançar os dedos dos seus próprios pés, melhorando a atividade da coluna e sua flexibilidade;
  • abdominal supra, feito com a barriga para cima e a flexão das pernas em direção ao peito;
  • dançar, colocando alguma música em uma plataforma de vídeo, como o Youtube;
  • sentar-se no chão e conseguir ficar de pé sem apoiar as mãos sobre o chão.

Beba café ou chá para ter uma rotina saudável

Ainda que pareça um hábito que já está estabelecido no seu dia a dia, beber café ou chá pode ser um fator que a levará a ter uma rotina saudável. Ambas as bebidas trazem muitos benefícios ao organismo, desde ativação da energia até te ajudar a ficar acordada por mais algumas horinhas.

Alguns chás têm propriedades extremamente poderosas, capazes de oferecer um maior conforto na hora de dormir como, por exemplo, o chá de camomila ou o de hortelã. Tomá-los antes de ir se deitar poderá fazer com que a sua noite seja uma das melhores de toda a vida.

Escolha fazer uma dieta saudável

Finalmente chegamos ao ponto da alimentação relacionada a uma rotina saudável. Os alimentos estão, sim, diretamente relacionados com a nossa sensação de paz interior e de bem-estar. Por isso, o ideal é que uma dieta seja montada e seguida à risca para que não haja complicações no futuro.

Além de impedir que você ganhe uns quilinhos a mais, ainda será possível repor alguns nutrientes ou vitaminas que estejam em falta na parte interior do seu corpo. Fortalecer o sistema imunológico é sempre uma resposta inteligente para evitar doenças oportunistas, como gripes e resfriados.

Aliada à rotina saudável, a melhora no sistema imunológico também pode ser vista por meio da ingestão de determinados alimentos. As frutas cítricas, como a laranja, são ricas em vitamina C e, por isso, agora você entende o porquê de a sua mãe ter insistido tanto para que tomasse os sucos preparados.

O alho, que é um tempero bastante comum e está na maior parte das cozinhas brasileiras, possui um componente chamado alicina. Por meio dele, você conseguirá obter ações poderosas relacionadas à ausência de inflamações e um aumento significativo da imunidade, principalmente para quem tem facilidade em adoecer.

Escreva para si mesma

Ainda que possa parecer um gesto bobo, escrever para si mesma também faz parte da sua rotina saudável. A saúde não está relacionada, unicamente, com o sistema imunológico. Ela também se refere à mente e ao corpo. Quando ambas as partes estão em equilíbrio, fica mais fácil de lidar com o mundo.

Mesmo que muitas pessoas achem que preencher as páginas de um diário seja apenas um hábito tolo de adolescentes, é possível provar o contrário ao chegar à maioridade. Colocar para fora tudo o que está acumulado dentro do peito pode ser um ótimo exercício para aprender a lidar consigo mesma.

Em busca de sua rotina saudável, você conseguirá criar uma maior afinidade com as próprias atitudes, além de compreender certos pensamentos que, antes, pareciam completamente sem sentido. Valorizar a si mesma é o primeiro passo para conseguir um dia a dia repleto de bem-estar.

Trace objetivos

Quem somos nós, seres humanos, sem um propósito? A resposta é rápida e direta: nada. Todos nós precisamos de um motivo para continuar vivendo e batalhando, ainda mais diante de uma sociedade tão imediatista. Então, você já sabe quais são as coisas que ainda deseja conquistar?

Os objetivos podem ser os mais diversos, sejam eles ligados a bens materiais ou não. Você pode definir que quer comprar um carro, uma casa, um apartamento, um cachorro. Da mesma maneira, é possível decidir que quer mudar um velho hábito, superar alguma barreira colocada por si mesma em sua rotina.

Ter uma rotina saudável também se caracteriza pelos pequenos detalhes que vão sendo acumulados ao longo dos dias. Trace não apenas os seus objetivos, mas também as maneiras que farão com que chegue até eles. Nada é impossível quando há empenho e organização trabalhando em equipe.

Nutra pensamentos positivos para uma rotina saudável

Os pensamentos positivos são mais do que o suficiente para que possamos nos sentir em paz e com a aura restabelecida. Quando imaginamos que algo vá dar certo, ainda que não se tenha certeza sobre isso, você estará atraindo coisas boas para o seu entorno, fazendo com que o caminho para alcançar um objetivo se torne ainda mais fácil.

Estabelecer uma rotina saudável também está diretamente relacionado com o quanto você acredita em seu próprio potencial. Sendo assim, a partir de agora, quando acabar de ler este texto, comece a listar todos os seus pontos favoráveis e, sempre que desejar pensar o contrário, busque um papelzinho para ler o que é bom em relação a si mesma.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *