Dicas, Inspirações, Lifestyle

Como manter corpo e mente em equilíbrio

vista de costas de uma mulher em posição de yoga com o solao fundo na praia sentada

Conseguir estabelecer uma conexão agradável entre o físico e o mental é um verdadeiro desafio para as mulheres. Muitas vezes, somos ensinadas a cuidar de apenas uma das partes e, consequentemente, adquirimos uma inquietação que sequer parece ter uma origem. É por isso que precisamos aprender a como manter corpo e mente em equilíbrio.

Ainda que essa possa parecer uma missão verdadeiramente complexa, existem pequenas atitudes que, se instauradas no dia a dia, e incorporadas com interesse genuíno, podem acarretar em um processo constante de bem-estar e paz interior. Quer aprender como? Então não deixe de ler o artigo até o final.

Por que é importante manter corpo e mente em equilíbrio?

Ainda que possamos tentar, a missão de transformar físico e mental em categorias diferentes se torna quase impossível. Isso porque a nossa saúde está diretamente ligada com a mistura de bem-estar físico, mental e social. Sendo assim, o corpo e mente em equilíbrio simbolizam, consequentemente, uma conquista positiva.

É claro que cada indivíduo pode reagir à vida e seus momentos de maneira diferente. No entanto, cada um poderá encontrar o ponto de equilíbrio que faltava para estabelecer a felicidade e a sensação positiva dentro de si. Por isso, a importância de implementar sentimentos felizes e promissores garantirá saúde tanto para o físico quanto para o mental.

A importância de manter corpo e mente em equilíbrio está diretamente ligada com uma vida cheia de qualidade e conquistas. Quanto mais confiantes nos mostramos, melhor será para encarar possíveis obstáculos que possamos encontrar no dia a dia. Além disso, esse fortalecimento gera um aumento na autoestima e, também, uma autoconfiança capaz de mover montanhas se for preciso.

Quais são os principais sinais de desequilíbrio?

É claro que para conseguir chegar a um estado de equilíbrio, será necessário muito treino e observação acerca das próprias atitudes. No entanto, existem alguns sinais capazes de mostrar que não estamos seguindo pelo caminho correto para atingir a plenitude. São eles:

  • Problemas para dormir;
  • Indisposição frequente;
  • Estresse;
  • Depressão;
  • Irritabilidade sem motivo aparente;
  • Dificuldade para se concentrar em tarefas rotineiras;
  • Transtornos alimentares;
  • Perda de peso sem explicação;
  • Ganho de peso gerada por compulsão;
  • Falta de confiança em si mesma.

Sabendo que alguns desses sinais podem aparecer para mostrar que está na hora de promover mudanças para manter o corpo e mente em equilíbrio, será possível reunir forças para tomar alguma atitude.

Como a falta de equilíbrio entre corpo e mente pode nos afetar?

Sabendo quais são os principais sinais da ausência desse equilíbrio, é necessário se manter em alerta com relação aos sintomas mais profundos e que, de alguma maneira, podem acabar drenando as nossas energias. O primeiro deles é a baixa autoestima, quando você não consegue se manter feliz ou segura com as próprias atitudes.

A ansiedade também costuma ser muito frequente, mas pode ser deixada de lado com corpo e mente em equilíbrio. Geralmente ela ocorre por uma constante cobrança de si mesma e, também, por criar expectativas acerca do futuro que nem sempre poderão ser construídas por barreiras estabelecidas por nós mesmas.

A depressão também pode acabar surgindo se os sintomas forem longe demais. Passar a maior parte do tempo para baixo, sentindo-se triste e insuficiente pode ser um grande problema tanto para o âmbito físico quanto mental. É por meio dela que o ganho ou perda de peso surgem, bem como outras doenças decorrentes da tristeza.

Por fim, quando corpo e mente em equilíbrio são deixados de lado, a obesidade pode surgir. Isso porque não se torna possível enxergar a realidade da maneira que ela realmente se mostra e, consequentemente, os transtornos alimentares vão ganhando mais espaço do que deveriam.

Como manter corpo e mente em equilíbrio

Uma verdadeira mudança precisa acontecer para que a sua rotina comece a se mostrar mais agradável. No entanto, não basta apenas querer, mas também é necessário se empenhar para alcançar resultados positivos tanto para o corpo quanto para a mente. Abaixo, você encontrará algumas maneiras de tornar esse equilíbrio possível.

Alimentação saudável

O primeiro passo para manter corpo e mente em equilíbrio é por meio da alimentação saudável. Muito embora as pessoas pensem que a comida esteja mais voltada para o lado físico, isso não é inteiramente verdade. Há alguns alimentos que nos trazem tanta paz quanto a adoção de hábitos como a meditação, por exemplo.

Se você é uma pessoa que deseja estabelecer uma rotina mais feliz e completa, evitando que um vazio ou questionamentos de incerteza invadam a sua mente, é importante que comece, o mais rápido possível, a rever os seus hábitos alimentares. Os aspecto hormonal e psicológico que habitam em você irão agradecer em um futuro bem próximo.

Alimentos oleaginosos, como as castanhas, as nozes e as amêndoas, podem ser ótimas opções por conterem uma boa quantidade de selênio, um mineral com propriedades antioxidantes capazes de atribuir bem-estar ao organismo. Ao escolher leite e frutos do mar, você poderá combater diretamente o mau humor, além de serem escolhas deliciosas.

Dormir bem para acordar bem

Uma boa maneira de manter corpo e mente em equilíbrio é por meio de uma boa noite de sono. Enquanto dormimos, muitos hormônios circulam pelo corpo e, consequentemente, nos proporcionam mais bem-estar e qualidade de vida. No entanto, quando não conseguimos descansar por tempo o suficiente, o efeito pode ser inverso.

Ao deixar de lado esse momento tão relevante de nossos dias, podemos ser afetados com a falta de concentração, cansaço além do normal, dores nos músculos e, também, o temido estresse. Ainda assim, você precisa ir muito além do que as simples 8 horas diárias de sono, pois alguns complementos farão a diferença.

Se você realmente deseja manter corpo e mente em equilíbrio, será preciso ter qualidade de sono. Isso quer dizer que um conjunto de atividades precisa ser colocado em prática, permitindo que o descanso noturno seja o mais recompensador possível. Algumas dicas para que isso seja possível são:

  • Evitar cochilos durante o período da manhã;
  • Deixar de lado alimentos estimulantes antes do horário de dormir;
  • Escolher refeições leves antes de ir para a cama;
  • Não fazer exercícios físicos à noite;
  • Dormir em um ambiente calmo e longe de barulhos externos que causem, de certo modo, perturbação.

Encare a meditação

É muito provável que você já tenha ouvido falar que a meditação ajude a manter corpo e mente em equilíbrio. Essa é uma das maiores verdades que, em determinado momento, pode até parecer clichê. No entanto, colocar esse hábito tão benéfico em prática só trará benefícios para o âmbito físico e para o âmbito mental.

É por meio dessa prática que será possível alcançar uma serenidade tanto para a vida pessoal quanto para a profissional. A sua mente ficará relaxada e, consequentemente, poderá gerar uma sensação de relaxamento muscular, evitando as temidas dores no pescoço e tensão muscular que, ocasionalmente, causam lesões.

Durante a pandemia de COVID-19, é possível buscar aulas de meditação on-line. Existem muitos professores capacitados em busca de oferecer as orientações para deixar corpo e mente em equilíbrio. Dessa maneira, ficará mais fácil chegar perto da plenitude no seu dia a dia.

Autenticidade em primeiro lugar

Muitas pessoas acabam vivendo uma vida em função do que a sociedade prega ou simplesmente do que um determinado grupo social deseja. No entanto, isso é péssimo tanto para o nosso corpo quanto para a nossa mente, visto que ficamos restritos às opiniões alheias que, nem sempre, acrescentam algo em nossas rotinas.

A autenticidade é um dos principais caminhos para manter corpo e mente em equilíbrio. Ter a liberdade para ser o que se deseja, bem como fazer as próprias escolhas com base no conforto e na confiança podem acabar se tornando seus melhores amigos na caminhada para uma vida plena e saudável.

Lembre-se sempre que nada é mais importante do que conseguir ter um encontro genuíno com a sua própria personalidade. Todos os dias, ao levantar da cama e se olhar no espelho, você poderá ter a plena certeza de que fez as escolhas certas e não haverá qualquer arrependimento por causa disso.

Depois disso tudo, quais os benefícios de manter corpo e mente em equilíbrio?

Agora que você já sabe como manter corpo e mente em equilíbrio, está na hora de compreender quais são os principais pontos de mudança que esses novos hábitos vão nos proporcionar. Podemos começar, facilmente, com uma ampliação da motivação e da produtividade, tanto em nossa vida pessoal quanto na profissional.

Além disso, fazer com que ambas as características se dêem bem na balança também reduz o risco de doenças. Sempre que hábitos saudáveis são incorporados, seja por meio de alimentação, atividades físicas ou os dois em conjunto, é possível perceber as mudanças na rotina.

Por fim, manter corpo e mente em equilíbrio também gera uma prevenção contra a depressão. Estar bem consigo mesma significa não se importar com a opinião alheia e, consequentemente, fazer tudo aquilo que possa ser bom para a sua vida.

 

Gostou deste conteúdo? Não deixe de recomendar para outras mulheres, permitindo que elas também alcancem a felicidade em suas rotinas.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *