Novidades

Dicas de saúde e bem-estar para melhorar a produtividade

Muito se fala sobre produtividade hoje em dia, mas você sabia que para se manter produtivo é preciso ter alguns cuidados com a saúde e o bem-estar? Não é novidade para ninguém que devemos nutrir e zelar pelo nosso corpo e mente. Todos os aspectos da nossa vida se tornam mais fáceis e conquistam melhor desempenho quando reservamos um tempo para nós mesmos. Se você vem se forçando a trabalhar ou até pula refeições porque está muito atarefada, saiba que é hora de mudar esse comportamento. Não se esqueça de que não somos máquinas e que não há nada de errado em não ser tão produtiva quanto gostaria às vezes.

 

Abaixo listamos dicas de saúde e bem-estar para melhorar não apenas a sua produtividade, como também o balanço entre a sua vida profissional e pessoal. Afinal, equilíbrio é a coisa mais importante para manter um estilo de vida saudável. 

 

Veja como se tornar mais produtiva e prepare-se para riscar toda a sua lista de tarefas! 

 

De olho na alimentação

Não é apenas para conquistar ou manter um corpo magro que você deve ficar de olho na alimentação. Aliás, isso é apenas uma consequência. A regra é simples e vale tanto para questões estéticas quanto de saúde e também de produtividade: evite produtos de baixa qualidade nutricional no dia a dia. Itens como doces, refrigerantes e outros ricos em gorduras saturadas e açúcares provocam uma queda nos níveis de energia, deixando aquela moleza e dificuldade em se concentrar. Por isso, para garantir o foco total nas tarefas, procure manter uma alimentação mais natural e saudável. Seu corpo, sua mente – e até o seu chefe! – agradecem. 

 

A meditação é a chave

O estresse é o inimigo do século e um dos grandes aliados no combate desse sintoma é a meditação. Você já deve ter percebido que quando estamos estressadas tudo fica muito mais difícil, não é mesmo?! Claro, às vezes o estresse é inevitável. Mas um ótimo jeito de lidar com ele e fazer com que ele atrapalhe menos a sua produtividade é reservar um tempinho do seu dia para praticar a meditação. Já foi comprovado cientificamente que a meditação ajuda a reduzir os níveis de estresse no corpo, então, que tal tentar adotar a prática? Um ambiente – e mente – mais calmo e positivo com certeza fará maravilhas pela sua produtividade. 

 

Cultive uma plantinha

Muitos estudos já mostraram e comprovaram os benefícios de ficarmos ao ar livre e em contato com a natureza. Embora nem sempre seja possível fugir do escritório, podemos levar um pouquinho mais de verde para ele. A proximidade com plantas diminui o estresse, abaixa a pressão arterial e, claro, aumenta a produtividade. Escolha uma ou mais plantas e reserve um espacinho especial na sua mesa de trabalho. Além de te ajudar mentalmente, ainda decora o ambiente. 

 

Movimente-se 

Passar 8 horas sentada pode ser muito desgastante. De tempos em tempos é necessário levantar um pouco, dar uma volta, pegar um café… Se separe um pouco da tarefa que você está realizando e pense em outra coisa por um momento. Se o ambiente permitir, alongue-se um pouco a fim de liberar a inevitável tensão nos ombros e pulsos. O alongamento melhora a circulação sanguínea, relaxa músculos tensos, aumenta a atenção e evita dores causadas por movimentos repetitivos. 

 

Mantenha seu espaço limpo e organizado

Nada pior do que uma mesa ou ambiente todo bagunçado quando precisamos realizar uma tarefa. A lógica é muito simples: quanto menos estímulos visuais, menos chance de nos distrairmos com alguma coisa. Logo, podemos focar melhor nos afazeres. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *