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Exercícios para treinar em casa durante a quarentena

Graças à pandemia de COVID-19, muitas pessoas acabaram precisando ficar isoladas em suas casas. Academias, bares, restaurantes e, até mesmo, as escolas estão fechados por uma questão de segurança e saúde. No entanto, é bem provável que você esteja procurando uma solução para manter o corpo em dia, não é mesmo? Treinar em casa é a melhor resposta!

Existem alguns exercícios muito simples, mas muito benéficos, que podem ser colocados em prática dentro da sua própria casa. Assim, além de se manter saudável em todo o período que precisará ficar longe das academias, você poderá ficar com o corpo malhado e em dia.

Prepare a sua roupa fitness agora mesmo e conheça a importância de se exercitar e como colocar todas essas atividades em prática o quanto antes!

Quais são os tipos de exercícios para treinar em casa existentes?

Os exercícios físicos não têm a capacidade única de deixar o seu corpo muito mais bonito ou te ajudar a atingir uma meta que foi estabelecida ao entrar para a academia. Eles vão muito além disso, principalmente quando se trata da nossa saúde e como podemos cuidar dela da maneira mais completa possível.

Se você quer treinar em casa e não consegue ficar parada de maneira alguma, calma que logo vamos te ajudar a entender quais os exercícios físicos que podem ser realizados na quarentena! No entanto, antes disso, é importante saber quais os tipos existentes e como eles podem influenciar indireta, ou diretamente, nos resultados obtidos.

Exercícios aeróbicos

Os exercícios aeróbicos são aqueles capazes de proporcionar um certo cansaço físico quando os colocamos em prática. Geralmente, possuem movimentos muito rápidos e que necessitam de uma série de repetições para poder fazer algum efeito. Por meio deles, as atividades do coração e dos pulmões ficam bastante destacadas.

Para quem deseja treinar em casa, este tipo de exercício faz bem tanto para a saúde, de um modo geral, quanto para o corpo, visto que promove um fortalecimento da musculatura cardíaca, além de acelerar o processo de redução da gordura corporal, facilitando o processo de emagrecimento, que pode ser um fator muito procurado pela mulherada na quarentena.

Os exercícios aeróbicos mais populares são as caminhadas rápidas, natação, step e algumas corridas leves que, no momento, devem ser evitadas para impedir a contaminação.

 

Exercícios para a flexibilidade

Se você não quer desistir da sua jornada de treinar em casa e deseja realizar alguns exercícios pouco complexos, mas que exprimem resultados muito positivos no seu corpo, as atividades que promovem maior flexibilidade ao corpo são as mais recomendadas e, também, enquadram-se na categoria de mais seguras.

Fazer alongamentos antes de praticar qualquer tipo de exercício é mais do que benéfico para a sua musculatura. Isso porque permite que o corpo se acostume com a movimentação e, consequentemente, não provoque dores no futuro, quando for necessário colocar em prática algumas posições.

Para ficar ainda mais motivada sobre o assunto de treinar em casa e manter os exercícios de flexibilidade como sua prioridade, lembre-se que um corpo não flexível causa muitas dores, problemas na postura e limita a movimentação.

Exercícios de resistência da musculatura localizada

Ainda que possam ser realizados dentro da sua própria casa, estes tipos de exercícios acabam sendo os menos difundidos para as mulheres interessadas em manter corpo e mente em uma perfeita harmonia. Por meio de uma série de esforços repetitivos, você conseguirá efetuar movimentos e atividades que não te deixarão cansada.

Para quem tem o hábito de limpar a casa, é muito provável que já tenha passado pela experiência de algum exercício de resistência da musculatura localizada sem ao menos perceber. Isso porque, ao erguer o braço para limpar uma estante e fazer movimentos circulares para remover a poeira, você estará realizando um movimento repetitivo e que exige esforço.

Para treinar em casade modo totalmente eficiente, o importante é conseguir fazer um bom desenvolvimento da sua musculatura em uma área localizada. O abdominal é um exercício bastante conhecido da categoria e que acaba por criar uma maior resistência no grupo muscular da região da barriga.

Exercícios de força

É muito comum que as pessoas pensem que os exercícios de força estejam relacionados apenas aos homens. No entanto, quem alimenta este tipo de pensamento está muito enganado, porque esse grupo de atividades pode ser muito útil para manter o seu corpo perfeitamente alinhado e com uma aparência mais harmoniosa em relação ao resto das estruturas.

Quando você realiza um treino de força, fará com que um estímulo específico seja levado até o músculo, obrigando-o a utilizar 100% de sua capacidade ativa. No entanto, este tipo de atividade não apenas melhora a estruturação muscular, mas também é capaz de eliminar por completo as dores presentes nas articulações.

Exercícios de velocidade

Ao contrário do que muitos pensam, você não precisa ser uma velocista para colocar na sua rotina os exercícios de velocidade. Para quem pretende treinar em casa, todos os tipos de aprendizado podem fortalecer a musculatura e aumentar drasticamente a resistência.

Este grupo de atividades fará com que o seu corpo seja capaz de reagir ou contrair a musculatura. Assim, será possível ter uma reação bem mais rápida diante de um estímulo. Isso ajuda, inclusive, em situações de perigo, onde a adrenalina age diretamente no organismo para fazer com que você se mantenha segura.

Há alguma diferença entre exercício físico e atividade física?

No seu cotidiano, é provável que já tenha utilizado os termos “exercício físico” e “atividade física” como sendo uma mesma coisa. No entanto, é válido ressaltar que existem, sim, algumas diferenças relacionadas à ambas as categorias, a começar pelo exercício, que caracteriza uma atividade previamente definida, com um tempo premeditado e objetivos explícitos.

A atividade física, por sua vez, reúne todos os movimentos que somos capazes de fazer em nosso dia a dia. Ela está diretamente atrelada à limpeza de nossa casa, caminhada de um ponto de ônibus até o trabalho ou, até mesmo, subir alguns degraus das escadas do prédio onde você mora.

No entanto, é válido ressaltar que ambos os grupos são de extrema importância para manter a saúde em dia. Tanto o exercício quanto a atividade podem auxiliar no aumento da resistência muscular, bem como na melhora da atividade de nossos órgãos essenciais, como coração e pulmões.

Treinar em casa: como manter o corpo em dia durante a quarentena?

Depois que as academias fecharam, por uma questão de proteção, você deve ter se perguntado por muitas vezes: o que eu posso fazer para manter o corpo saudável? Para a sua sorte, existem, sim, alguns exercícios que são facilmente realizados dentro da sua casa, seja em um ambiente interno, como a sala, ou externo, como o jardim ou quintal.

Se você é daquele tipo de mulher que não aguenta ficar parada e quer treinar em casa, mas com exercícios que garantam tanto a saúde do seu corpo quanto a definição da musculatura, vista, agora mesmo, seu macacão fitness e coloque a pele para suar!

Prancha com toque nas pernas

Quem já tentou a posição da prancha sabe o quanto é difícil se manter nela, principalmente quando apenas alguns segundos ou minutos acabam se transformando em horas de tremedeira nos braços e suor escorrendo pela testa.

No entanto, é por meio deste exercício físico que você conseguirá melhorar a sua postura. Isso acontece devido ao fortalecimento da região de core, onde a musculatura do abdômen exercerá uma boa influência sobre a estabilidade dos ombros, do pescoço, do peito e, também, das costas.

Para fazê-lo da maneira correta, e treinar em casa com muito mais segurança, basta ficar em posição de flexão de braços, mas com as mãos afastadas em uma largura capaz de alinhar os ombros. O abdômen precisa ficar contraído, estabilizando, assim, a sua postura. A mão esquerda precisará ir até a lateral da coxa do mesmo lado. Repita esta atividade com a outra mão.

Treinar em casa com polichinelo completo

Quem nunca fez polichinelos, não é mesmo? Nem que fosse durante a aula de Educação Física, quando o professor começava com um simples aquecimento para manter o corpo desperto para os outros tipos de exercícios que viriam a seguir.

Agora que você já está bem grandinha, poderá utilizar a tática do polichinelo completo para treinar em casa. Para isso, fique de pé, com as pernas bem unidas e os braços estendidos nas laterais do corpo, com os dedos apontando para o chão. Logo após, afaste os pés lateralmente e una as mãos acima da cabeça, como se estivesse batendo palmas. Repita o exercício de maneira rápida e ritmada.

Abdominal grupado

Se o abdominal não é o seu exercício físico favorito, não é necessário se preocupar. Por meio do abdominal grupado, você conseguirá exercitar bem a musculatura da região do abdômen e, ao mesmo tempo, fortalecer os músculos dos braços, das panturrilhas e das coxas.

Para treinar em casa com esta dica especial, comece sentando no chão. Apoie ambas as mãos no solo, nas laterais do corpo, e erga as pernas, com os joelhos voltados para o estômago. Permita que o seu corpo se incline para trás e vá esticando as pernas para a frente. Repita os movimentos sem pausas.

 

Os exercícios físicos são essenciais para manter a saúde, o corpo e a mente em dia! Por isso, não esqueça de aproveitar os momentos em casa para colocar as dicas em prática.

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