Novidades

Os benefícios da hidratação

Se você não é do tipo de pessoa que possui o hábito de beber água em uma quantidade adequada diariamente, então está na hora de modificar isso. Os benefícios da hidratação podem ajudar o seu corpo a funcionar melhor durante a rotina, além de promover uma função mais ampla e segura para os seus órgãos.

Uma maneira muito eficaz de começar é levando uma garrafinha para te acompanhar nos treinos, afinal, a retenção de líquidos na hora de fazer exercícios físicos é muito alta. Se você quer saber porque beber água é tão importante, bem como utilizar outros métodos de hidratação se faz necessário, não deixe de acompanhar a leitura até o final.

No que consiste a hidratação?

Muitas pessoas ainda não sabem sobre os benefícios da hidratação, porque acham que consomem a quantidade correta de água e outros líquidos adequadamente. No entanto, a história não é bem assim. Existem muitos sinais que o nosso organismo oferece para que o corpo, por inteiro, entre em estado de alerta. Manter-se hidratada consiste em se manter saudável.

A água, com toda a certeza, mostra-se um elemento de extrema importância não apenas para saciar a nossa sede, mas também para promover um transporte e distribuição de vitaminas, minerais, oxigênio e glicose da maneira mais eficiente possível. Por nosso organismo, sozinho, não produzir água, é necessário que você esteja atenta aos índices de consumo.

Os benefícios da hidratação vão muito além de manter a pele bonita e revigorada, podendo passar pela prevenção de doenças graves e, até mesmo, o óbito. Sendo assim, se você está indo à academia ou treinando em casa, não esqueça de deixar a sua garrafinha bem ao lado para a hora que for necessária.

Como saber que os benefícios da hidratação não estão sendo usufruídos

Se você ainda não entende porque beber água é tão importante, então ainda não conhece todos os malefícios que a ausência da ingestão de líquidos pode causar no seu organismo. O nosso corpo, constantemente, dá sinais de que é necessário repor a água para continuar funcionando da forma mais ágil possível.

Você sabe quais são os alertas que o nosso corpo oferece quando não estamos nos hidratando corretamente? O primeiro deles é bastante comum e tem a sua aparição bastante ignorada: a boca seca. É bem provável que você já tenha passado por isso e acabou ignorando, o que pode ser um fator que, aos poucos, vai se agravando.

A pele seca também é um sinal que deverá te manter em alerta com relação à hidratação. Quando você passa as unhas sobre o braço, com a intenção de coçar, e alguns pedacinhos da região começam a se desprender, então é a hora correta de ir buscar a sua garrafinha com água.

Quem não usufrui dos benefícios da hidratação também acaba ficando com os olhos secos. Se você tem o hábito de utilizar o computador ou o celular com frequência e começa a sentir um incômodo nessa região, é muito provável que esteja precisando repor os líquidos no seu organismo o mais rápido possível.

Afinal, quais são os benefícios da hidratação?

Você já deve ter notado que, sempre que estamos cansadas, principalmente após um longo exercício que nos fez suar bastante, beber água oferece uma sensação de satisfação gigantesca, não é mesmo? As vantagens de se manter hidratado vão muito além do prazer momentâneo. Por isso, descubra porque beber água é tão bom.

Musculatura mais forte

Agora é o momento de preparar o seu macacão fitness, porque iremos começar com uma vantagem voltada para quem se joga de braços abertos no mundo da saúde: os benefícios da hidratação para deixar a musculatura mais forte. Afinal, quem não quer ir para a academia e ter resultados ainda mais satisfatórios?

Por possuir um mecanismo bastante amplo de contração e relaxamento, os músculos dependem, principalmente, do volume de água presente na região das fibras musculares. Caso elas fiquem longe dos líquidos essenciais, podem se tornar murchas e, consequentemente, todo o vigor será eliminado da sua rotina de exercícios.

Bom-humor? Tô dentro!

Sabe quando, de repente, você sente que o seu humor não está no melhor dos dias? Será que é porque, até agora, a quantidade de água não foi ingerida na medida certa? Provavelmente esta pode ser um dos motivos pelo qual encaramos a nossa rotina com um pouquinho mais de irritação.

Dentre os benefícios da hidratação, a melhora no bom-humor e um raciocínio ainda mais rápido chamam bastante a atenção de quem quer não apenas investir em uma vida mais saudável, mas também para aquelas mulheres que preferem priorizar a sua qualidade de vida. Isso acontece porque as moléculas de água abastecem os neurônios, fazendo com que seus impulsos sejam transmitidos corretamente.

Que tal dar uma forcinha pra essa máquina incrível que é o seu organismo? Beba água!

Sem bactérias nos pulmões

Quem faz exercício físico sabe que os pulmões, juntamente ao coração, são de extrema importância para manter a saúde em dia. No entanto, você sabe porque beber água se mostra tão importante no afastamento de bactérias deste órgão fundamental para a respiração?

Os alvéolos, que estão localizados na parte mais extrema dos nossos pulmões, precisam de uma maior quantidade de água para que o oxigênio possa ser transmitido ao resto do organismo de maneira eficiente. Sendo assim, com uma hidratação correta, é possível umedecer, também, as vias aéreas, fazendo com que as bactérias passem bem longe dos nossos pulmões.

Benefícios da hidratação contra as pedras nos rins

Conhecidas, também, como “cálculos renais”, as pedras nos rins são aquelas companheiras que ninguém quer ter por perto! Por isso, um dos benefícios da hidratação está diretamente relacionado com o impedimento da formação dessas pedrinhas tão incômodas.

Quando você bebe bastante água, o líquido que será filtrado pelos rins poderá passar de modo mais fluido, fazendo com que as chances de a urina concentrar partículas sólidas são ainda menores. Sendo assim, busque a sua garrafinha e comece a treinar sem maiores preocupações.

Circulação do sangue em ordem? Ok!

O nosso sangue está espalhado pelos mais diversos tecidos, órgãos e células, sendo extremamente necessário manter a sua qualidade no topo das prioridades. Quando nós bebemos água de maneira suficiente, é possível fazer com que a corrente sanguínea exerça seu trabalho da melhor forma possível.

Quando não bebemos água o suficiente, é muito provável que o sangue fique mais viscoso, fazendo com que a pressão arterial entre em queda, fazendo com que os órgãos não funcionem da maneira correta. Sendo assim, só há desvantagens em deixar a hidratação de lado.

Como se hidratar corretamente?

Se você ainda não está acostumada com ingerir alguns copos de água por dia, é muito provável que tenha se interessado em adquirir o hábito após ler todos os benefícios da hidratação. Sendo assim, por que não aprender algumas técnicas para lembrar de se hidratar na hora certa?

A primeira dica é a mais simples e, com toda a certeza, também a mais divertida. Já pensou em usar uma garrafa de água colorida? Isso fará com que os nossos olhos sejam diretamente atraídos para o objeto, funcionando como um sinal de alerta sobre porque beber água é tão importante.

Você também pode aproveitar as funcionalidades do seu smartphone ou tablet para lembrar de se manter hidratada. Coloque um lembrete a cada 30 minutos, na função “alarme” ou baixe um aplicativo de controle de hidratação, para não esquecer de dar uns bons goles na sua água e fazer com que o corpo aproveite todos os benefícios do líquido.

Por fim, para quem segue na vida fitness, as metas e objetivos estão sempre muito presentes, não é mesmo? Então por que não trazer esse quesito para os benefícios da hidratação? Compre uma garrafa com marcador de mililitros, traçando metas para finalizá-la até determinado horário.

Os benefícios da hidratação em outras fontes

Agora que você sabe porque beber água é importante, está na hora de conhecer outros tipos de fontes de hidratação que vão muito além deste líquido tão presente em nossas vidas. Além disso, ampliar os horizontes acaba nos incentivando a manter o corpo sempre hidratado.

Algumas outras maneiras de apostar nos benefícios da hidratação são:

  • beber água de coco natural, principalmente por possuir um alto índice de potássio, cálcio e magnésio;
  • investir em sais não refinados, como o do Himalaia, dentro da sua bebida para que haja uma melhora da absorção do líquido pelas células presentes em nosso corpo;
  • comer frutas e vegetais que são ricos em água, bem como em fibras e nutrientes. A melancia é uma ótima aposta;
  • inserir uma mistura para preparo de bebidas na sua rotina. Existem diversas opções no mercado que foram formuladas para possuir uma quantidade suficiente de eletrólitos que se mostram essenciais para manter a hidratação em dia;
  • ingerir bebidas hidratantes para aproveitar todos os benefícios da hidratação, principalmente porque elas são capazes de repor os nutrientes que foram perdidos ao longo da rotina de exercícios.

Lembre-se: manter uma garrafinha ao seu lado, como fiel escudeira, só traz vantagens!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *