Dicas

Roupas para academia: como escolher?

Roupas para academia: como escolher?

As roupas para academia vão muito além do estilo de uma mulher. Além de precisarem ter o tecido certo, elas também necessitam entregar uma boa elasticidade para não restringir os movimentos e, consequentemente, atrapalhar a execução de alguns exercícios físicos que exigem maior mobilidade, como o pilates, por exemplo.

Para quem entrou em uma rotina fitness e, ainda assim, não quer deixar de ir à academia com um visual bonito, é preciso entender o tipo certo de material das roupas, bem como a composição ideal para realizar as suas atividades sem maiores prejuízos. Confira, abaixo, as principais dicas para nunca mais errar.

Como acertar nas roupas para academia?

No dia a dia, estamos sempre em atividade, principalmente quando precisamos resolver coisas do trabalho ou da nossa própria família. No entanto, também é preciso saber como acertar nas roupas para academia, aliando-as ao conforto, bem como ao ambiente onde iremos realizar os treinos.

A verdade é que uma roupa desconfortável não vai bem em qualquer ocasião. Já imaginou como seria fazer agachamentos com uma roupa extremamente apertada? Por vezes, é muito provável que até percamos a concentração nos movimentos realizados ao longo dos exercícios. Sendo assim, conhecer as peças ideais se torna indispensável.

As roupas para academia escolhidas por você precisam ser extremamente funcionais e do tamanho certo, para não incomodar. Além disso, ainda é possível escolher um agasalho quente, caso more em uma região fria, ou uma boa capa de chuva, caso vá correr em um dia em que o tempo não esteja muito bom.

Outro ponto muito importante e que deve ser ressaltado para todos os atletas é ter, em casa, mais de dois pares de tênis. Isso porque com a quantidade de exercícios que fazemos semanalmente, é muito provável que a peça acabe se desgastando muito rápido e, consequentemente, aumentando o impacto na região dos pés, o que pode ser prejudicial.

O que não escolher nas roupas para academia?

Nem sempre aquelas peças que são as mais bonitas se mostram as mais confortáveis e, como foi dito anteriormente, é necessário escolher aquilo que não te aperta ou entrega uma sensação de sufoco. O primeiro passo para saber o que não escolher está no número da vestimenta: se for menor que o habitual, deixe-a de lado.

Além disso, dentre as roupas para academia que devem ser definitivamente descartadas, estão as peças transparentes, que marcam a virilha e pinicam. Roupas com um número excessivo de zíperes ou outros adereços que ficam pendurados também não são recomendadas, visto que podem prender nos aparelhos dos exercícios.

Outra dica muito importante é que, mesmo que tenham sido feitas para usar na academia, as roupas apertadas, que marcam demais o corpo, podem ser extremamente prejudiciais na sua rotina fitness. Isso porque muitas delas acabam prendendo a circulação e, consequentemente, trazem danos não apenas para a aparência, mas também para o organismo.

Há mulheres que escolhem as roupas para academia mais largas e com tecidos pesados, acreditando que o peso será perdido mais rápido. No entanto, isso é um verdadeiro mito, já que o suor ajuda a eliminar apenas águas e sais minerais, agravando alguns casos de desidratação.

Roupas para yoga e pilates

Todo mundo sabe que tanto a yoga quanto o pilates exigem uma maior liberdade de movimento de suas praticantes. Por isso, você já deve imaginar que ambas as modalidades devem ser praticadas com roupas mais leves e que não sejam capazes de impedir a movimentação tanto de membros superiores quanto inferiores.

Para quem gosta de praticar yoga, as roupas para academia mais indicadas são aquelas leves, soltinhas, transpiráveis e que oferecem muito conforto. Para quem pratica pilates, o ideal é que as peças sejam um pouco mais justas, mas não menos confortáveis, como o macacão de lycra.

Roupas para musculação

A musculação é um tipo de exercício que exige um pouco mais do nosso corpo e, por isso, as roupas utilizadas devem estar mais juntas à pele. Para as mulheres que costumam ir à academia para praticar este tipo de atividade, o ideal é utilizar leggins, shorts e macacões, sempre acompanhados por um top de mesmo material.

Para fazer um complemento às roupas para academia, também é importante que a camiseta utilizada por sobre a roupa seja sequinha e que fique bem próxima ao corpo, fazendo com que nenhuma parte do tecido seja capaz de enroscar nos aparelhos ao longo da execução de atividades.

Roupas para pole dance

O pole dance tem se tornado uma atividade cada vez mais popular, principalmente entre as mulheres. Por meio dele, é possível adquirir maior autoestima, além de enxergar um pouco adiante das suas próprias capacidades. A atividade exige muita força, equilíbrio e, também, sensualidade.

Para evitar que o atrito seja um grande problema para a sua pele, é possível escolher algumas roupas como shorts mais justos e tops curtos, facilitando a movimentação e a aderência entre a pele e a barra. Assim, você conseguirá maior segurança nos movimentos.

Roupas para academia: crossfit

O crossfit também é uma atividade que tem ganhado cada vez mais espaço para quem segue uma vida fitness. Os exercícios exigem um alto impacto e principalmente uma boa mobilidade por parte de suas praticantes, o que deve estar diretamente refletido nas roupas para academia.

As peças devem ser aquelas parecidas com as de musculação, bem como com as de ginástica de uma maneira geral. No entanto, é possível encontrá-las com diferentes tipos de tecnologias que sejam capazes de reduzir o impacto da atividade no organismo.

Se você está buscando roupas para academia ideais para o crossfit, escolha tecidos que tenham uma boa proteção contra os raios ultravioletas. Se possível, utilize bonés ou viseiras, caso as atividades sejam realizadas em um ambiente externo, e conte com jaquetas impermeáveis.

Roupas para corrida

Se você costuma praticar corrida constantemente, irá precisar utilizar leggins ou bermudas de compressão para evitar que as suas coxas fiquem assadas ou que algum outro problema possa vir a afetar o percurso. Afinal, não há nada pior do que ir perdendo o ritmo por causa de algum desconforto.

Para quem busca roupas para academia que não são apenas bonitas, mas também confortáveis, é possível utilizar tops em estilo nadador ou cruzados, permitindo uma maior sustentação da região dos seios, além de impedir que o impacto seja maior ou que cause algum tipo de dor no local.

Se você for escolher algum tipo de camiseta ou regata para permitir que a transpiração não fique por muito tempo próxima ao corpo, ainda é possível optar pelos tecidos tipo dry fit, que são aqueles capazes de promover um maior resfriamento do corpo. Assim, você conseguirá melhorar a ventilação e absorver o suor sem que a roupa fique pesada.

Lembre-se, também, que as roupas para academia também estão diretamente relacionadas com o tênis. Procure um modelo adequado para este tipo de atividade e consiga evitar qualquer tipo de lesão que possa ser prejudicial para o seu desempenho na rotina fitness.

Roupas para lutas

Há algumas academias que disponibilizam tipos de luta. Há quem goste de praticar boxe ou muay thai, visando não apenas manter o corpo em dia, mas também saber como se defender em situações de risco. Sabendo disso, você terá que escolher peças ideais para atividades de alto impacto.

Para quem prefere ir para as aulas de boxe, é possível escolher roupas para academia como blusas e tops mais justos, visando não enroscar, bem como shorts mais largos, tomando como principal objetivo entregar uma maior amplitude de movimentos com ambas as pernas. Um tênis de cano alto também pode proteger seus tornozelos.

Não se esqueça, também, que para praticar muay thai, o tênis deve ser deixado de lado. O ideal é adquirir caneleiras para se enquadrar no estilo de luta. No entanto, as peças de roupas a serem escolhidas se assemelham muito com as opções do boxe.

Roupas para academia: spinning

O spinning é uma atividade bastante útil para quem quer perder peso sem ter que mover muitas partes do corpo ao mesmo tempo. Pensando nisso, você terá que escolher sabiamente as roupas para academia que serão utilizadas durante a prática para não acabar tendo algum problema ou inconveniente.

Nesta atividade, você pode optar por shorts ou bermudas que tenham uma compressão com forro em gel, fazendo com que haja maior conforto no selim. Além disso, as sapatilhas para ciclismo são ideais para permitir a firmeza dos pés ao longo de pedaladas mais intensas. Se for utilizar luvas, lembre-se de escolher modelos abertos.

O tecido também faz diferença

Além de todos os modelos que foram citados anteriormente, para cada tipo de exercício, as roupas para academia também precisam ter o tecido certo para não causar desconforto. Dentre os mais recomendados estão:

  • dry-fit: possui tecnologia avançada, capaz de captar o suor e espalhá-lo pela superfície;
  • elastano: ideal para dias frios e para promover conforto;

Fazer exercícios físicos não precisa ser um sofrimento, principalmente quando nos referimos às peças de roupas utilizadas ao longo de sua prática. Sendo assim, escolha o que for mais confortável e que se encaixe ao exercício.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *